DICAS MECÂNICAS E DE PILOTAGEM

AINDA VOU TER MINHA OFICINA
-------------------------------------------------------------------

APRENDENDO UM POUCO SOBRE LUBRIFICANTES


Por Marcelo Peixoto
As principais funções dos óleos lubrificantes são : reduzir o atrito entre as peças móveis e com isso reduzir o desgaste entre as peças , permitir partida e bombeamento de maneira mais fácil , proteger contra ferrugem e corrosão , manter limpas as peças do motor , refrigerar as peças do motor e ajudar na economia de combustível.
Existem três tipos básicos de óleos :
Minerais, que são obtidos a partir do óleo cru (petróleo).
Sintéticos, que são obtidos através de processos químicos.
Semi-sintéticos, que são obtidos através da mistura entre a base mineral e a base sintética.

Todos os óleos são compostos por uma base e uma carga de aditivos . A proporção de mistura varia entre os vários tipos e marcas , que podem variar de 5% a 30% de aditivos e de 70% a 95% de óleo base .
Os lubrificantes sintéticos podem ser compostos por duas bases diferentes, uma delas é obtida por transformação química a partir do etileno , chamada de polialfaolefinas e a outra, utilizada pela MOTUL, que é obtida por reações químicas entre ácidos graxos e álcoois vegetais ,chamada de éster.
As vantagens desses óleos que utilizam base sintética éster (MOTUL) é que eles são naturalmente biodegradáveis , possuem maior resistência à oxidação , proporcionam superior aderência aos metais e possuem melhor estabilidade térmica.
Há também muita diferença entre os óleos desenvolvidos para carros e os desenvolvidos para motos, os óleos para carros possuem aditivos que danificam as embreagens das motos e também no caso das Harley-Davidson , danificam o motor , pois por possuírem aditivos antidesgaste fortíssimos que fazem com que os roletes e esferas dos rolamentos escorreguem em vez de girarem , causando um ponto de atrito e conseqüentemente um calo nessas peças.
Todos os óleos para motor são classificados mundialmente independente da origem ou procedência . O órgão é o SAE (society of automotive engineers) que classifica a viscosidade e o API (american petroleum institute) que classifica a qualidade e desempenho.
Essa classificação funciona da seguinte forma:
Em toda embalagem de óleo existe um código referente ao tipo e viscosidade , por exemplo 20W-50 , 15W-50 , etc. esses códigos ainda possuem a classificação API , que pode ser SG, SH , SJ.
Em todos esses casos , os primeiros números e a letra “W” indicam a viscosidade do óleo quando frio (W= winter) e os últimos números indicam a viscosidade quando quente.
Quanto menor for o grau de viscosidade , mais fino é o óleo , e quanto maior for o grau de viscosidade mais grosso ele é.
As vantagens de se utilizar um óleo 15W- 50 por exemplo é que por ele ser 15W , quando o motor ou o clima estiver frio , o óleo irá circular pelo motor com muito mais facilidade e se caso a moto for submetida a condições extremas de utilização , competições ou transito intenso por exemplo , ele possuirá a viscosidade 50 , garantindo pressão de óleo boa e conseqüentemente proteção ao motor.
Em hipótese alguma misture um óleo sintético ou semi-sintético com um mineral , as reações podem causar danos graves.
O mais importante também é trabalhar sempre com um só tipo e marca de óleo , os aditivos de um fabricante de óleo podem reagir com os aditivos de outros fabricantes , o que pode causar uma reação química que vai alterar as propriedades lubrificantes do óleo , podendo fundir o motor.
Outro item importante é sempre seguir o período de troca recomendado no manual do proprietário. A partir de 2004 todas as Harley-Davidson estão com os períodos entre as troca maiores a cada 8.000km , mas isso é para as condições climáticas e combustível muito diferente do nosso. Nosso combustível contamina muito mais o óleo e por isso vale a pena fazer a troca com menos quilometragem, aproximadamente com 4.000 km, independente se o óleo é mineral ou sintético, afinal é muito mais barato trocar óleo do que trocar um motor inteiro!

________________________________________________________






----------------------------------------------------------------------
MOTO NOVA NO PEDAÇO
883 COM VAZAMENTO NO GARFO
 PEÇAS SENDO LIMPAS
FORMAÇÃO DE GRAXA
TUDO LIMPO PARA MONTAGEM
 
 TROCA DO ÓLEO DO MOTOR


Harley Sportster Manutenção

 






1200


 --------------------------------------------------------------------

Softail Dyna Glide Harley Davdison Manutenção







-------------------------------------------------

 VERIFICAÇÃO DA PARTE ELÉTRICA

UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES QUE DEVEMOS VERIFICAR NA MOTO, E SEMPRE DEXAMOS DE LADO SÃO OS CONECTORES ELETRICOS.

NA  MINHA SHADOW EU SOU CUIDADOSO, POIS MOTO SEM CONFIABILIDADE DE ESTRADA TEM QUE FICAR PARADA, MAIS OUTRO DIA RESOLVI DÁ UMA OLHADO NO CONECTOR DO RETIFICADOR, E OLHO O QUE ENCOTREI...

COMPREI UM KIT COMPLETO QUE SÓ CUSTOU R$ 3,00.
(O RETIFICADOR PARALELO CUSTA EM TORNO DE R$ 160,00)


FICOU TUDO "ZERO" NOVAMENTE, FICA AI A DICA.
"LEMBRAI-VOS IMÃOS DA PARTE ELÉTRICA".
A PREVENTIVA COMEÇA NA VERIFICAÇÃO.
-------------------------------------------------------------------------------






OUTRO IRMÃO APÓS SOFRER EM MEXANICOS, QUE SIMPLESMENTE
ESQUECERAM DE COLOCAR UM DOS ANÉIS DO TUBO DA MOLA.
O QUE COMPROMETEU A SUSPENSÃO.



CARBURADOR DA MIRAGEM
MUITO VAZAMENTO E EQUALIZAÇÃO FODA

 COMO DISSE MUITO VAZAMENTO


 LAZER DE MOTOCICLISTA
 RELAÇÃO NOVA NA SHADOW




 -------------------------------------------------------

 PQP!!!!!!!!!!!
ESSA TEM HISTORIAS TUPINIQUINS PRA CONTAR

SHOW DE BOLA.
DÁ UM TRATO NA CRIANÇA.
----------------------------------------------------------------------------------

ACONTECEU COMIGO

COMO FICOU A BOMBA
 A muito eu tinha ouvido falar de alguns casos em que motos com bombas de combustivel tinha tido problemas de vazamentos com curto-circuito o que ocasiona incêndios, foi o que aconteceu comigo, tenho uma shadow 600 ano 2000, eu tinha parado a moto para revisão antes de pegar estrada rumo a Curitiba para o show do Iron Maiden, a moto ficou parada por duas semanas e fui fazer um teste para ver como a moto ficou, e quando retornei para casa a moto foi coberta por fumaça e quando tirei o banco o fogo subiu, para minha sorte eu tinha um extintor de incêndio perto e apaguei logo o fogo, mas assim mesmo tive um pequeno prejuizo, queimou o relé de  pisca e algumas fiações. Fiz a ligação direta de combustivel e troquei o relé, mais o susto foi grande, imagina se eu estivesse na estrada.

Olha como ficou a moto de um cara lá em Natal-RN.
       A dica é a verificação de vazamentos na bomba e na tubulação e a verificação de áreas com possivel curtos-circuitos.
LEVAR EXTINTOR DE INCÊNDIO EM GRANDES VIAGENS PARECE LOUCURA, MAS NÃO DEIXA DE SE PRUDENTE.